‘A qualidade de uma Democracia mede-se pela forma como trata as pessoas que a integram’
– in Manifesto do 15 de Outubro: A Democracia Sai à Rua
Uma Democracia hipoteca o seu futuro quando submete a Educação à precariedade, quando aumenta o número de alunos por turma, quando acaba com milhares de abonos de família e corta na Acção Social Escolar.
No início de mais um ano escolar, novamente a precariedade é imposta ao sistema educativo. Desta vez, mais de 37 mil professores contratados não ficaram colocados. Não são apenas professores, são pessoas com vida, com famílias para sustentar, que pagam impostos e que têm legítimo direito de alcançar um futuro melhor. E são os profissionais responsáveis pela educação das gerações de hoje e de amanhã.
Sem professores motivados não será possível desenvolver o espírito crítico, a responsabilidade e a cidadania das gerações vindouras. Sem eles, compromete-se o futuro do País e da Democracia. Precisamos de um ensino público, gratuito e de qualidade.
O Movimento Democracia Verdadeira Já (Acampada Lisboa) apoia o Protesto dos Professores Desempregados previsto para o Rossio, dia 10 de Setembro das 15h00 às 18h00.
Obrigado pela vossa participação e solidariedade!